Separamos seis apps para melhorar a experiência de suas trilhas e auxiliar na importação/exportação de tracklogs. Seja para iOS ou Android, o importante é testá-los e optar por qual melhor se encaixa em suas necessidades. Lembre-se: a depender da localidade e do aparelho, o sinal do GPS pode falhar.

Confira os apps que testamos:

Maps 3D PRO

Apesar de pago, ele atende muito bem as necessidades de planejamento e visualização da trilha. Além do gráfico em 3D – o grande ponto forte do app -, ele permite compartilhar os tracklogs em suas redes sociais, marcação de POIs (pontos de interesse), waypoints (pontos específicos da trilha) e fornece informações importantes como altitude, velocidade e distância.

Disponível para iOS.

Wikiloc

Um dos apps mais utilizados por trekkers, o Wikiloc te permite criar seus próprios tracklogs ou fazer upload para utilizar tracklogs de terceiros. Você também pode tirar fotos, marcá-las em pontos específicos da rota, além de ter dados de velocidade e altitude em tempo real. Com ele você também pode compartilhar suas trilhas com os amigos do Facebook e do site que deu origem ao app, Wikiloc.com.

Disponível para iOS e Android.

All Trails

Gravar suas trilhas e ter noção do tempo percorrido nunca foi tão fácil. Apesar de não estar disponível em português, o app é incrivelmente intuitivo.

Disponível para Android.

GPS Essentials

Esse app trabalha com formatos KML e GPX, possibilitando o uso de suas tracklogs diretamente no Google Maps, Google Earth e serviços similares. Apesar de ser o mais confuso da lista, esse é um dos mais completos aplicativos para trekking, fornecendo dashboards, bússola, câmera, além de dados completos de satélites, latitude, longitude e velocidade.

Disponível para Android.

GPS Kit

O desenvolvedor garante que, mesmo em locais de baixo sinal, a máxima precisão do GPS lhe ajudará a gravar um tracklog de forma eficiente. Além de bússola digital, marcação de waypoints e dados de ritmo, distância e velocidade média diretamente na tela, também opera com formatos KML, KMZ e GPX.

Disponível para iOS.

Runtastic Altimeter GPS

Transforma seu celular em um altímetro poderoso, trazendo informações sobre o clima, nascer e pôr do sol no local, além de ferramentas básicas como bússola. Perfeito para trilhas ou escaladas.

Disponível para iOS e Android.