Robert Raid, considerado o nômade digital da National Geographic Travel, compartilha sua experiência com a culinária de Huế.

Tudo que você precisa para planejar seu próximo destino de viagem é o amor por comida. E muitas vezes, isso nos leva ao Vietnã. A cozinha vietnamita já é reconhecida, particularmente por sua pho (sopa de carne com macarrão), por seus chả giò (uma espécie de rolinho primavera frito), pela canh chua (tradicional sopa de peixe agridoce), e o sempre presente nuoc mam (condimento de peixe fermentado).

Porém, muitos visitantes acabam deixando passar a experiência de provar o que muitas vezes é considerada “a mais vietnamita das comidas vietnamitas”.

A matemática sustenta essa afirmação. Dos 2.700 pratos vietnamitas, 1.700 (ou aproximadamente 2/3) emergiram de Huế, a capital real do país de 1802 a 1945. Chefs afiados preparavam um menu rotativo de 52 pratos diferentes para os reis. Poucos desses pratos já foram servidos fora dessa cidade de 135.000 habitantes.

Foto: Andrew J.

Huế é um ponto popular, comumente visitado e situado no caminho entre as cidades de Ho Chi Minh City, ao sul e Hanoi, ao norte. A maioria dos visitantes vêm para navegar de barco no rio Perfume até tumbas reais, ver a bombardeada Citadel ou sentar próximo às praias do Mar da China.

E eles devem fazer isso. Mas comer deve vir em primeiro lugar. A culinária local é servida de restaurantes de vila e estandes de calçada, mas os pequenos bistrôs com telhados feitos de lona e bancos de plástico são, muitas vezes, a melhor escolha.

Vamos conhecer alguns dos principais pratos.

Cơm hến

“Estrangeiros não podem comer isso,” foi o que me falaram na primeira vez que tentei provar o prato. “Eles ficam doentes. Pessoas de Hanoi e Saigon ficaram, também.”

Insisti de toda forma. E rapidamente fiquei fã do prato picante de arroz-ainda-frio preparado com pequenos moluscos do rio. Adicionados de chalotas fritas, pimentões, cebola verde, menta, torresmos, amendoim, e — bem Vietnã — nuoc mam (condimento de peixe). É excelente. (E eu nunca fiquei doente).

Você encontrará o prato em diversas barraquinhas de comida e restaurantes da rua Truong Dinh ou perto da rua Pham Hong Thai, na margem sul.

Foto: Wiki.

Bánh bèo e bánh nậm

Várias iguarias locais de Huế são pratos para comer em uma mordida, por vezes feitos com rolinhos de arroz glutinoso revestidos em camarão seco. Pense em “tapas vietnamitas”. Baratas e muito gostosas; algumas custam menos de um dólar.

Um dos sobreviventes dos tempos da dinastia é o bánh bèo (ou bolo de plantas aquáticas), uma panqueca de arroz cozido servida em pequenas tigelas, cobertas com camarão seco, torresmos, chalotas, ervas e um bocado de creme de feijão-da-china.

Procure também pelo bánh nậm, uma versão achatada do bánh bèo, com um pouco de carne de porco e enrolado em folhas de bananeira, que parece um fino e delicioso retângulo.

Bánh khoai e Nem loi thom

Uma das minhas anedotas preferidas durante meus tempos morando no Vietnã, no meio dos anos 90, girava em torno de um simples restaurante conhecido por seu macarrão e pela família que o operava. Uma agência patrocinava o restaurante Lac Thien (nas ruas Wien Thien Hoang e Tran Hung Dao), gerido por uma família surda-muda, que logo se tornou um point de mochileiros. (E ainda é). Como a ideia bombou, rapidamente abriram um restaurante bem próximo, com um menu idêntico e basicamente o mesmo nome – e operado por uma equipe que fingia ser surda-muda. (Isso é tão Vietnã, eu adoro.)

Um dos carros-chefes do Lac Thien – e talvez melhor servido em carrinhos de rua no Mercado de Dong Ba – é o bánh khoai (ou “bolo feliz”), um crepe amarelo, frito até ficar crocante e servido com creme de camarão e molho hoisin com um toque de amendoim. É ótimo, talvez nada na culinária de Huế satisfaça mais meu paladar que o nem lui tom, essencialmente uma salada de camarão carregada de alho e molho de peixe, grelhada e servida com figo, pepino, cenoura, cebola verde e papel de arroz para você mesmo fazer rolinhos.

Bún bò Hue

Que é excelente degustar um bún bò Hue em sua cidade de origem, é indiscutível. Onde provar a melhor tigela em Huế é onde o debate começa. E esse é o único prato vindo de lá que tem sido amplamente exportado e com muito sucesso: uma sopa de macarrão com carne, servido com um ímpeto maior que uma tigela de pho. O macarrão arredondado – daqueles que escorregam do palitinho – se mistura em um apimentado caldo marrom-avermelhado de chili, creme de camarão, cebola verde, limão e menta.

Foto: Alpha

Eu costumava preferir um lugar simplesmente chamado de Bun Bo Hue (na rua 17 Ly Thuong Kiet), mas acabou se tornando um ponto mais e mais turístico ao longo dos anos. A entusiasta das sopas, Jodi Ettenberg, do blog Legal Nomads, provou uma boa tigela servida numa calçada, debaixo da ponte que vai em direção ao Mercado de Dong Ba. Enquanto Anthony Bourdain aprovou a tigela que provou num barco pesqueiro.

Certamente, não há falta de opção. Prove várias! E conte pra nós qual você achou melhor. Para comer a comida de Huế, você precisa pedir por isso! Está em todo lugar. Barata e deliciosa. Saboreie dos vendedores do Mercado de Dong Ba na margem sul, procure cơm hến e bún bò ao redor da rua Truong Dien. Algumas casas têm sido transformadas em restaurantes de menu completo (como o Tinh Gia Vien) que fazem tributo ao passado real da cidade. Alguns fãs podem considerar um curso de culinária, com os oferecidos em Villa Hue e na Hue Cooking Class.

Traduzido do site G Adventures.