“Quem não gosta da vida outdoor, bom sujeito não é”, já dizia o ditado criado aqui mesmo, na Adventure Weekend. Se conectar com a natureza é relaxante, terapêutico e melhora exponencialmente a qualidade de vida. E foi por amor a esse tipo de experiência que uma organização não-governamental criou algumas recomendações para reduzir os impactos dessa atividade no meio ambiente e garantir que mais pessoas possam desfrutar dessa sensação.

A ideia nasceu entre 1960 e 1970, nos Estados Unidos. Essa foi a época que as atividades ao ar livre, como camping e trekking, começaram a ganhar força por conta do desenvolvimento e popularização dos equipamentos. Desde 1994, a Leave No Trace Center for Outdoor Ethics (ou Não Deixe Rastros, em livre tradução) procura ensinar o visitante para minimizar os efeitos da ação humana em parques, reservas, trilhas e outros locais de rotina outdoor.

Conheça as 7 práticas do Leave No Trace

1 Planeje com antecedência e prepare-se: pessoas mal preparadas, quando se deparam com situações inesperadas, muitas vezes recorrem a soluções de alto impacto que degradam o ambiente ao ar livre ou se colocam em risco. O planejamento adequado leva a um impacto menor. Pesquise sobre o local que será visitado com antecedência, para saber se existe algum alerta específico para aquela região. O ideal é visitar o local com grupos pequenos em períodos de baixa, para minimizar o impacto da sua atividade.

2 Caminhe e acampe em superfícies duradouras: procure caminhar em trilhas já marcadas, pedras, cascalho, vegetação seca ou neve. Os bons locais para acampar são encontrados, não feitos. O ideal, para proteger matas ciliares, é acampar pelo menos a uns 60m de distância da beira de rios e lagos. Evite acampar em locais onde o impacto já esteja visível.

3 Correto descarte de resíduos: inspecione seu local de acampamento para recolher lixos, restos de comida e embalagens. Resíduos sólidos (humanos!) devem ser depositados em buracos longe de leitos de rios, acampamentos e trilhas. Utilize sabão biodegradável para banhos e limpeza de utensílios utilizados no camping. O ideal é que a lavagem também seja feita longe do leito de rios e lagos.

4 Deixe o que encontrou: nada de levar souvenires! Preserve o local visitado e seu passado cultural e histórico. Não leve pedras, plantas e outros objetos naturais de volta para casa (isso também inclui animais e insetos!).

5 Minimize o impacto de fogueiras: porque a naturalidade de muitas áreas foi degradada pelo uso excessivo de incêndios, Não Deixe Rastros te ensina a procurar alternativas às fogueiras ou usar fogo de pouco impacto.

6 Respeite a vida selvagem: minimize o impacto sobre a vida selvagem e sobre os ecossistemas. Não siga ou aborde os animais. Nunca alimente animais selvagens.

7 Respeite outros visitantes: siga as regras de etiqueta ao ar livre para manter uma atitude de mínimo impacto aos outros visitantes: ceda passagem para outros visitantes que estiverem na trilha, evite falar em voz alta e fazer barulhos altos que perturbem a paz.

É bem comum que essas práticas sejam disseminadas de formas diferentes, a depender da atividade envolvida. Aplique-as em suas viagens e como resultado ganhe mais organização, preparação e um passeio mais saudável. Você pode saber mais sobre os projetos, missões e até participar da organização através do site oficial.