Já percebeu que o Atacama sempre proporciona experiências incríveis para seus visitantes? O que será que tem de tão especial em São Pedro de Atacama que atrai tantos turistas?
Sem prolongar muito a curiosidade, nós da Adventure Weekend dividimos com você um pouco sobre São Pedro de Atacama, uma das cidades mais interessante da América do Sul.

O DESERTO
Um dos mais famosos desertos, o Atacama tem 1.000km de extensão e está localizado ao norte do Chile até a fronteira com o Peru. Devido a sua altitude, as correntes marítimas do Oceano Pacífico não chegam até lá, sendo assim, as chuvas são bem raras na região.
Para se ter uma ideia, os índices pluviométricos são tão baixos que existem áreas comprovadas no deserto que não chovem há mais de 1.400 anos. É muito tempo, não é mesmo?

1 – PEDALANDO PELA CIDADE
San Pedro de Atacama tem lojas para alugar bicicletas em toda esquina. Passear pelos arredores da cidade por conta própria é uma opção, além de interessante, mais barata do que os passeios turísticos regulares. Claro que não dá para ir de bike em todas as atrações, mas existem roteiros bastante acessíveis. Então, bora pedalar!


 Pedalando pelo Atacama

2 – SANDBOARDING NAS DUNAS
Assim como tem dezenas de lojas para alugar bicicletas, tem também de pranchas de Sandboard. Alugue a bike e a prancha, pegue um mapa, bastante água e siga até as dunas ou se achar melhor se informe sobre locais apropriados em uma agência. É uma experiência incrível! Uma das coisas mais legais que você pode fazer por lá, recomendadíssimo!


 Sandboard

3 – TOUR ASTRONÔMICO
Atacama é considerado um dos melhores lugares do planeta para observação do céu devido a suas condições favoráveis, como os mais de 2400 metros de altitude, baixa umidade e pouca luminosidade artificial. O SPACE (San Pedro de Atacama Celestial Explorations) é considerado o observatório público mais bem equipado da América do Sul. O local abriga dez telescópios em funcionamento, e o melhor, podem ser manuseado pelos visitantes.
O tour é feito todos os dias, exceto em noites de lua cheia e quando as condições climáticas não permitirem. Não esqueça de levar a sua câmera!


 SPACE

4 – PROJETO ALMA
O ALMA (Atacama Large Millimeter Array) é o maior observatório espacial do mundo, e está localizado a poucos quilômetros de San Pedro de Atacama. A visita a ele é gratuita (inclusive incluem o transporte), mas é preciso reservar com antecedência.
Com telescópios gigantescos e um conjunto de 66 antenas, o local está situado a 5 mil metros de altitude, na planície Chajnantor, ao pé dos Andes.
Se o seu interesse pela astronomia ultrapassa o encantamento de olhar o céu e apenas conhecer as constelações, estrelas e planetas, este é o lugar certo!


 Projeto Alma


5 – MUSEU ARQUEOLÓGICO R. P. GUSTAVO LE PAIGE
O museu representa a cultura e povo de Atacama. No seu interior estão expostas mais de 300.000 mil peças de cerâmica, múmias, material arqueológico que foram encontrados na área local e fragmentos de tecido. Foi fundado em 1957, por um padre belga chamado Gustavo Le Paige.


 Museu Arqueológico R.P.Gustavo Le Paige

6 – VALE DE LA LUNA
Um dos passeios mais próximos da cidade é o Valle de la Luna. Localizado a menos de 16 km da cidade, grandes formações rochosas podem ser exploradas a pé e a coloração marrom contrasta de forma mágica com o azul do céu em dias ensolarados.
O legal desse passeio é que dá pra fazer por conta ou através da agências.
Fechando o passeio em uma agência você visita o Valle de la Muerte (lugar aonde a umidade do ar é zero!), Piedra del Coyote (local com uma vista incrível), Cavernas de Sal, Três Marias e Duna Mayor.
É possível também alugar uma bike e ir pedalando até lá. Essa última opção te dá muito mais liberdade de ficar quanto tempo quiser em cada lugar, e não é tão pesado assim. Reserve uma tarde inteira pra esse passeio, e aproveite o por do sol!


 Valle de La Luna

7 – VULCÃO LASCAR
O Lascar, cujo nome significa língua cortada no idioma quechua, é um vulcão com 5.592m altura até o seu cume. E o mais interessante é que ele ainda está ativo. Suas duas últimas erupções foram em 1993 e em 2006. E ainda hoje, de sua cratera, expeli uma coluna de fumaça que pode ser vista desde San Pedro de Atacama, que encontra-se a 155Km de distância. Legal, né?


 Vulcão Lascar

8- LAGUNAS ESCONDIDAS
As Lagunas Escondidas são compostas de 7 lagoas salgadas sendo que só podemos entrar na primeira e na última, pois as outras possuem minerais tóxicos.
Essas lagoas surgiram da perfuração para encontrar lítio, aí transformaram em atrativo turístico. Cada laguna tem uma característica única, algumas verdes, celestes, marrons, profundas e rasas. As cores se alteram conforme o tempo e muitas refletem o ambiente ao seu redor.
Já vá vestido com roupas de banho pra não perder tempo se trocando no frio!


 Lagunas Escondidas

9 – GÊISERES DEL TATIO
Um dos passeios mais procurados por lá, e sem dúvida, imperdível! Nesse tour você sai às 5h da manhã pra chegar ao local dos gêiseres antes do sol nascer, que é o momento em que eles borbulham à toda!
Depois de ver os gêiseres você vai a um lugar com águas termais – muito legal entrar numa piscina naturalmente aquecida no meio daquela friaca! E no final você visita uma vila (Machuca), onde pode provar um espetinho de lhama.


 Geiseres Del Tatio

Pra fazer esses passeios, muitas vezes, tem que ir agasalhado – lembrem que San Pedro fica no deserto, e as noite dos desertos é um gelo só! Fique ligado!